InícioBrasil e MundoMestre Carmiro Gabriel cumpre sua missão na União do Vegetal

Mestre Carmiro Gabriel cumpre sua missão na União do Vegetal

A Irmandade do Centro Espírita União do Vegetal despede-se do mestre central da 1ª Região, Carmiro Gabriel da Costa, que faleceu vítima de infarto, segunda-feira à tarde, em seu quarto, aos 67 anos. Filho do fundador da UDV, mestre José Gabriel da Costa (1922-1971), e de dona Raimunda Ferreira da Costa, mestre Pequenina, durante longos anos Carmiro trabalhou pela Irmandade hoje espalhada pelo Brasil e diversos países.

Mestre Carmiro Gabriel da Costa foi o mais recente responsável pelo Quadro de Mestres na 1ª Região da UDV

O corpo de Carmiro foi velado desde a manhã de terça-feira e sepultado na manhã de hoje (5) no Cemitério Recanto da Paz, em Porto Velho. Centenas de filiados ao Centro Espírita e amigos de outras religiões deram adeus ao mestre.

Segundo o site oficial do CEBUDV, a União do Vegetal tem atualmente 224 Núcleos e 19 Distribuições Autorizadas, localizados em todos os estados brasileiros e em dez países: Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália.

“São mais de 23 mil sócios e cerca de seis mil jovens e crianças filhos de sócios, perfazendo mais de 29 mil pessoas, entre as quais cinco Mestres da Origem que conviveram com o fundador e hoje compõem o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.”

Com os irmãos: Jair Gabriel da Costa, atual Mestre Geral Representante; conselheira Jandira, do Núcleo Erunaiá; e Getúlio, irmão no Corpo Instrutivo do Núcleo Mestre Iagora

Geminiano de temperamento alegre, com firme e objetiva doutrinação, todo ano ele acompanhava visitantes brasileiros e estrangeiros aos seringais onde o pai trabalhou desde os anos 1940. Fazia palestras especialmente aos jovens, mostrando-lhes a natureza e a espiritualidade.

Na vida na floresta do Abunã, em Sunta (lado boliviano), Carmiro participou do cotidiano do seringueiro José Gabriel, auxiliando a mãe nos afazeres domésticos e testemunhando, com os irmãos Jair, Jandira e Getúlio as dificuldades enfrentadas pela família sem recursos médicos ou farmacêuticos.

Havia, sim, o grandioso recurso espiritual, para o qual muito contribuíam os remédios naturais coletados em matas de terra firme: apuí, breuzim, carapanaúba, castanheira, imburana de cheiro, maçaranduba, mulateiro, pau d’arco e samaúma. E a infusão do cipó mariri com folhas de chacrona, que resultam no chá ayahuasca (ou hoasca), comungado de 15 em 15 dias pela Irmandade.

“Na floresta, eu e o Gabriel fomos o médico e o farmacêutico. Para o remédio ser bom e atender a pessoa, é preciso ter fé”, comentava Pequenina em 2000, no auditório do Tribunal de Contas de Rondônia, durante a Jornada dos Nove Vegetais.

Carmiro teve nove irmãos: Getúlio, Jair, Jandira, Abomi, José Gabriel da Costa Filho, o Róseo; Salomão, Carmiranda, Vicente e Benvino. O casal José Gabriel e Raimunda teve ainda uma filha de nome Graça e um dupla de gêmeos que nasceram e desencarnaram prematuramente no tempo que viveram nos seringais.

Carmiro cresceu na cidade dos anos 1960, quando o pai morava numa pequena casa de madeira na Rua Abunã, no Bairro Olaria, hoje sede de uma associação que leva o nome do mestre Gabriel.

Frequentava a Escola Samaritana, onde não raro chegava atrasado às quintas-feiras, pois limpava o chão da sala onde na véspera havia sessão de Vegetal.

Fazia isso em companhia de sua irmã Jandira. A mãe intercedeu com o marido e a partir de então a frequência à escola foi normalizada.

Na expansão da UDV no município de Porto Velho, Carmiro trabalhou pela construção dos Núcleos Mestre Iagora, Caminho do Mestre e Mestre Pequenina. A religião tem 11 núcleos na Capital, com mais de mil sócios.

Em 2022, ao site oficial do Centro Espírita, Carmiro declarou: “(…) Graças a Deus, tudo o que o Mestre Gabriel me ensinou foi o corretoo certo. Eu é que não tive a capacidade de aprender tudo certo. Mas o que eu pude aprender certo, eu implantei na minha família. Casei-me com minha companheira, minha esposa, a Conselheira Mitonha. Com ela – só com ela! – tenho quatro filhos: três homens e uma mulher. E eu os criei dentro dos princípios da família: educando, ensinando, passando para eles o que meu pai passou para mim. E, futuramente, eles vão fazer isso com os filhos deles. É assim que a gente constrói um mundo familiar de paz, de tranquilidade e harmonia.”

A Representação Geral do CEBUDV, em Brasília, divulgou a seguinte nota:

“Estimada Irmandade da União do Vegetal

A Representação Geral comunica a passagem do Mestre Carmiro Gabriel da Costa, filho do Mestre Gabriel e de Mestre Pequenina, que ocupava o lugar de Mestre Central da 1ª Região, ocorrido no dia 3 de março, motivado por um infarto.

Bandeira da União do Vegetal , hoje hasteada em todos os estados brasileiros, no DF, e em diversos países

Na pessoa do Mestre Geral Representante, estendemos nossos sentimentos de solidariedade e de conforto espiritual a toda a família, aos inúmeros amigos que o Mestre Carmiro cativou ao longo de seus 67 anos.

O velório será realizado hoje, 4 de março, a partir das 10h, no Núcleo Caminho do Mestre. O sepultamento acontecerá amanhã, 5 de março, em horário a ser definido.

Elevamos o pensamento ao Grande Mestre Gabriel, pedindo a ele que ampare a nós todos, irmãos desta União e que conduza seu filho, discípulo e Mestre Carmiro Gabriel, juntamente com Mestre Pequenina, a uma das muitas moradas do Senhor. Que esteja em paz.

Fraternalmente

A Representação Geral”

O deputado estadual Luiz Gonzaga, 1º secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, disse: “Sua trajetória foi marcada por dedicação, sabedoria e um legado de amor ao caminho espiritual. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento de dor. Seu exemplo seguirá vivo em nossos corações.”

(MONTEZUMA CRUZ – Com fotos de Álvaro Botelho)

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui