A secretária de Educação de Goiás foi uma das painelistas do evento e destacou que, no estado, as iniciativas alcançam todos os estudantes do território goiano — desde o incentivo à alfabetização na idade certa até o apoio à preparação para o Enem e ao ingresso no ensino superior.
“Aqui em Goiás, por exemplo, nós temos a felicidade de trabalhar o GAEPE em parceria. A partir desse trabalho, iniciado na época da pandemia, passamos a ver os tribunais como aqueles que ajudam, ensinam, orientam e apoiam — e isso é muito valioso. No caso de Goiás, o Tribunal de Contas tem uma participação maravilhosa nesse aspecto de orientação”, explicou a secretária.
Entre os pontos apresentados, foram ressaltadas as ações voltadas para a equidade, que garantem condições iguais dentro das unidades escolares. Um exemplo é a entrega de uniformes e materiais escolares a todos os 485 mil estudantes da rede estadual em 2025 — projeto iniciado em 2021, que demonstra a consolidação de um trabalho focado na igualdade de oportunidades.
“Estamos trabalhando com a educação infantil, ampliando matrículas, formando professores, oferecendo apoio às escolas e atuando no processo de alfabetização, especialmente no 1º e 2º ano. Quando começamos, o nível de alfabetização era de cerca de 50%. Hoje, segundo nosso último levantamento, já alcançamos 71%.”
Ao relatar o apoio aos municípios goianos na alfabetização, a secretária destacou que a inclusão do ICMS Educação foi uma conquista importante e que já apresenta bons resultados. Em conformidade com o Plano Nacional de Educação, o programa AlfaMais Goiás investe na formação de professores, na distribuição de materiais e na elaboração de conteúdos didáticos que apoiam a criação de planos de alfabetização individualizados.
Presente no evento, a presidente executiva da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz, destacou que o estado de Goiás tem muitos bons resultados para apresentar ao país. “Quero cumprimentar o estado de Goiás, que tem sido um farol muito importante para a educação pública brasileira.
É fundamental termos bons exemplos sustentados ao longo do tempo, com continuidade, aperfeiçoamento e inovação, para que outros estados e o governo federal possam se inspirar e implementar políticas educacionais eficazes.” Explicou
O presidente do Gaepe Goiás e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás também destacou, em sua fala, que o trabalho no estado é feito em parceria, com foco principal no atendimento aos estudantes, que devem ser protegidos por todos os integrantes dos Gaepes em todo o Brasil.
FONTE
GOVERNO-GO/SEDUC
REPUBLICADO: VER NOTÍCIAS /CHIQUINHO BARBOSA