InícioDestaquesComissão de Saúde da Câmara dá parecer positivo médicos especialistas

Comissão de Saúde da Câmara dá parecer positivo médicos especialistas

Na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, presidente da Comissão Permanente de Saúde e Bem-estar Social, Vereador Ronny Ton Zanotelli (PTB), emitiu o parecer favorável para a Contratação de Médicos especialistas por credenciamento de pessoa jurídica, no âmbito das Unidades de Atenção Básica do Município, UPA, CER, Clinica da Mulher e Hospital Municipal Amélio João da Silva.

A proposta foi feita por meio do Projeto de Lei n.083/2022, de autoria do Executivo Municipal, e visa regulamentar esta modalidade de atendimento, uma vez que havia divergências legais, gerando uma situação de instabilidade para a população, profissional e até mesmo para o Poder Executivo.

Ronny Ton explicou em seu parecer, houve reconhecimento de inconstitucionalidade da Lei Municipal n.3126/2016, criava a possibilidade de contratação avulsa de profissional sem qualquer vínculo jurídico com a municipalidade, ou seja, o médico poderia tirar plantão, um ou quantos fosse necessário na qualidade de médico avulso, e ao final do mês receberia da administração municipal todo o valor trabalhado, sem qualquer outro vínculo ou desconto de qualquer tributo ou contribuição social.

“Em suma, a situação, que era para ser uma exceção, virou regra. Deixou-se de se preocupar com a realização do concurso público que garantisse a livre concorrência para um modo de contratação que era completamente inadequado”, analisou o petebista.

Zanotelli observou ainda que foram feitas algumas emendas no texto do Projeto de Lei para garantir a segurança jurídica das futuras contratações. “A saúde, nos termos da Constituição Federal é obrigação de todos os entes federados. A municipalidade, a União e o Estado podem e devem atuar, principalmente para garantir o pronto e regular atendimento publico e universal da saúde”, frisou.

O Projeto de Lei com as emendas da Comissão seguiu para a aprovação em Plenário pelos vereadores de Rolim de Moura, que o votaram por unanimidade a lei e as emendas, sendo encaminhado o projeto de lei para sanção do Prefeito Municipal.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui