Câmeras de segurança mostram o momento em que o raio atinge o solo do município e dispara alarmes. Não há registro de feridos.
O meteorologista também destacou que, durante esta época do ano, os índices de tempestades desse tipo tendem a aumentar, já que a passagem da estação verão para o inverno, alinhada a outro fator de aquecimento da atmosfera, provoca a formação de nuvens com mais energia.
“Atualmente estamos em época de transição, com uma maior quantidade de radiação solar chegando na superfície. A energia da radiação, interagindo com o vapor de água presente na atmosfera, provoca a formação de grandes tempestade e descargas elétricas mais intensas”, comenta o especialista.
Como os raios se formam?
Especialistas explicam que os raios aparecem quando a temperatura do ar aumenta, fazendo com que ele suba mais rápido para a atmosfera. No encontro com temperaturas mais frias, há formação de gotículas de gelo que se chocam dentro das nuvens, formando a eletricidade.
Quando há formação de nuvens com raios no horizonte, o melhor a fazer é evitar lugares abertos. Buscar abrigo em prédios, pontos de ônibus ou dentro de carros, por exemplo.
Assista ao vídeo:
Por Iury Lima, g1 ro