InícioDestaquesJIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro na capital

JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro na capital

Competição reúne cerca de 600 atletas de todos os campis de Rondônia (Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena)
Jifro de 2023 foi realizado em Cacoal, no Campus do Ifro

Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia – JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama.

A competição terá as modalidades de: basquete, vôlei, handebol, futsal, xadrez, tênis de mesa. Além de atletismo, judô e natação que serão divididos em categorias. A estimativa é que participem cerca de 600 atletas.

Pela primeira vez o JIFRO também contará com as modalidades paralímpicas de atletismo e natação. Um dos paratletas confirmados é Yann da Silva Aguiar, campeão brasileiro de natação das Paralimpíadas Escolares de 2023. O paratleta tem sido destaque em competições nacionais e internacionais.

Yann comenta a importância do esporte em sua vida e suas expectativas para o JIFRO, “Minha expectativa para o JIFRO é enorme. Cada competição é uma oportunidade de mostrar até onde posso chegar e de superar meus próprios limites, mas, para mim, esses jogos têm um significado especial. É mais que uma chance de ganhar medalhas, é a possibilidade de inspirar outros jovens, mostrando que o esporte é um caminho de transformação e de inclusão.” relatou.

Para o professor de educação física Juarez Alves o JIFRO representa o ápice das atividades de educação física, reunindo alunos e professores de diversos campi em um evento de confraternização que evidencia o comprometimento com o esporte, o fairplay e o desenvolvimento físico e social dos participantes.

Em 2024 dois novos campi adentram a competição, sendo eles o Campus São Miguel do Guaporé e o Campus Porto Velho Zona Norte. Juarez comenta as expectativas para a competição “A expectativa para o JIFRO é receber e acolher os participantes com excelência, promovendo um reencontro alegre e fortalecendo amizades. O evento, que encerra o ano esportivo do IFRO, é uma oportunidade de mostrar o potencial humano e esportivo dos alunos, apesar dos desafios de um calendário acadêmico apertado. A expectativa é competir em alto nível e oferecer uma recepção calorosa. E também que os campi novos como São Miguel e as turmas de cursos integrados do Zona Norte, conheçam o que é esse grande evento.

Para o Reitor do IFRO Moisés Rosa, o JIFRO é uma oportunidade de integração “é uma oportunidade maravilhosa para que os nossos jovens atletas mostrem o seu talento esportivo, possam integrar com outros atletas de outros campi e esse contexto favorece a formação dos nossos alunos. A prática esportiva também é um pilar formativo para o nosso aluno do Instituto Federal de Rondônia”, ressaltou.

Imprensa/IFRO

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui