InícioDestaquesCâmara dos Deputados aprova projeto de lei sobre saúde mental, de autoria...

Câmara dos Deputados aprova projeto de lei sobre saúde mental, de autoria da deputada federal Jaqueline Cassol

“Precisamos falar sobre saúde mental. Este tema não deve ser tabu, pois é preciso salvar vidas”. Essas foram as palavras da deputada federal Jaqueline Cassol (PP/RO) após aprovação, por unanimidade, do projeto de lei 2.847/2022 de sua autoria. A votação ocorreu na noite da última terça-feira (06/12), no plenário da Câmara dos Deputados, após a parlamentar aprovar requerimento para apreciação em caráter de urgência.

O projeto foi o resultado final de 12 meses de atividades do grupo de trabalho destinado ao estudo sobre o aumento dos casos de suicídio, automutilação e depressão entre os jovens brasileiros, do qual Jaqueline Cassol atuou como relatora. O texto do projeto irá alterar as leis 12.852/2013 (Estatuto da Juventude) e 13.819/2019 (Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio), para instituir ações de prevenção do sofrimento psíquico entre os jovens.

Deputadas Jaqueline Cassol e Soraya Santos

“Nós ouvimos a sociedade civil e o poder público e, assim, constatamos que buscar meios eficazes para tratar da saúde mental dos nossos jovens é algo urgente. Enquanto parlamentar, tive a oportunidade de levantar essa bandeira e hoje estou extremamente feliz com essa votação unânime. Depressão não é frescura”, afirmou a deputada rondoniense.

Jaqueline Cassol aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os componentes do grupo de trabalho e, principalmente, às deputadas Soraya Santos (PL/RJ) – que levou a pauta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – e Liziane Bayer (Republicanos/RS), que presidiu o GT.

Entre as ações presentes no PL, estão a capacitação de professores para identificar sinais de sofrimento psíquico, a inclusão de temas relativos à saúde mental no planejamento pedagógico dos diversos níveis de ensino, a priorização de acesso à atenção psicossocial para pessoas com histórico de violência autoprovocada ou tentativa de suicídio e a notificação, por parte das escolas e unidades de saúde, ao SUS sobre os casos de automutilação dos alunos a fim de assegurar uma assistência tempestiva e adequada.

“Foi emocionante encerrar este ciclo com uma votação tão expressiva. Agradeço a todos que, de alguma forma, contribuíram com as ações do GT. Combater a depressão é uma luta de todos: da família, dos amigos, da sociedade civil e também do poder público”, finalizou Jaqueline Cassol.

Fonte: Assessoria

Fotos: Câmara dos Deputados

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui