spot_img

Estudantes da UEG recebem dispositivos de leitura para alunos com deficiência visual

Estudantes da UEG recebem dispositivos de leitura para alunos com deficiência visual

Equipamentos de tecnologia assistível foram entregues nesta terça-feira (17/09) pela secretária de Educação, Fátima Gavioli

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), contemplou, nesta terça-feira (17/09), sete estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) com a doação de dispositivos de leitura para alunos com deficiência visual.

Com o uso de inteligência artificial, os equipamentos de tecnologia assistível Orcam MyEye 2.0 garantem maior autonomia às pessoas com deficiência visual ou com baixa visão ao permitir, de forma instantânea, a leitura e a identificação de pessoas e objetos.

Os óculos, de fabricação israelense, foram entregues pela secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, na sede da Seduc/GO, em Goiânia. Os alunos beneficiados estavam acompanhados por seus professores e pelo reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto.

Fátima Gavioli destacou que a iniciativa visa assegurar a inclusão dos estudantes dentro e fora do ambiente escolar, dando a eles acesso a recursos tecnológicos de última geração. “Dessa forma, o Governo de Goiás investe para ampliar as possibilidades de aprendizagem de cada um que recebe esse dispositivo de última geração”, completou.

Melhoria na qualidade de vida

Para o reitor Antônio Cruvinel Borges Neto, a doação do Orcam vai muito além da inclusão social. “O acesso a essa tecnologia de última geração impacta diretamente a vida de cada um desses jovens por representar um incentivo em sua vida acadêmica e por garantir melhorias em sua qualidade de vida”.

Higor Dias Caetano, que cursa Pedagogia na UEG de Pires do Rio, foi um dos sete estudantes beneficiados com o equipamento. Ele passou por treinamento para uso da tecnologia e ficou encantado com os resultados.

Professor voluntário de Braille em uma instituição filantrópica na cidade onde mora e estuda, Higor comenta que, a partir de agora, terá maior independência e segurança em seu dia a dia. “Eu gostei demais dessa inovação e desse presente”, comentou ele.

Avanços no desempenho

Daniele Mendonça Ribeiro, professora de Higor, ressaltou a importância do dispositivo na rotina escolar do estudante. Ao facilitar o acesso aos materiais didáticos e de estudo, ela tem a expectativa de melhoria no desempenho do aluno.

Foram beneficiados com o Orcam MyEye 2.0, alunos dos cursos de Direito (Morrinhos e Uruaçu); Educação Física (Goiânia e Quirinópolis); Pedagogia (Pires do Rio); e Sistemas da Informação (Goianésia).

Em 2021, o Governo de Goiás investiu cerca de R$ 2,6 milhões na aquisição de 156 dispositivos de leitura inteligente para serem doados aos estudantes cegos ou com deficiência visual matriculados nas redes municipais e estadual, de forma a ampliar o processo de inclusão. Texto: Maria José Rodrigues /Fotos: Solimar de Oliveira

Últimas Notícias

Mais notícias