InícioGeralProcura por testes de covid-19 continua alta em Rolim de Moura

Procura por testes de covid-19 continua alta em Rolim de Moura

A procura para realização do teste de covid-19 continua sendo alta em Rolim de Moura. Fontes ouvidas pelo TribunaTOP dizem que, do começo de julho até esta terça-feira (12), já foram realizados mais 800 testes.

Para a realização do exame, é necessário passar por uma consulta médica, que pode ser realizada na unidade de saúde do bairro de sua residência ou na UPA, e com o pedido médico em mãos, ir até uma tenda montada aos fundos da UPA no período das 10 horas e das 14 horas. É importante chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para preenchimento de uma ficha.

Durante a semana, a procura para fazer o teste é maior, sendo atendido cerca de 100 pessoas por dia. Cerca de 30% a 40% desses testes tem dado positivo para covid-19.

Com o resultado em mãos, a orientação é que os pacientes procurarem novamente os postos de saúde para poderem ter um melhor acompanhamento, pegar um atestado e a receita com a medicação necessária para tratar os sintomas da doença.

Mas não há necessidade de pânico, apesar dos casos estarem subindo. Pois, com o avanço da vacinação, o que tem se observado é que o índice de pessoas internadas ou de mortes por covid-19 está bem baixo.

Os sintomas daqueles que tem procurado fazer o teste normalmente são bem fracos: incômodo ou dor de garganta, dor no corpo, febre, diarreia, tosse seca e perda do cheiro e gosto das coisas.

Apesar de não haver nenhum posicionamento por parte do governo do estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura (Semusa) já orientou à população quanto a necessidade de voltar a usar as máscaras de proteção, mesmo em lugares abertos, usar o alcool 70% ou em gel para higienização das mãos e manter o distanciamento.

Medidas como essas ajudam a manter o vírus controlado. Além disso, é importante estar com a vacinação contra o covid em dia. Atualmente, o município já aplica a 4ª dose (ou 2ª dose de reforço) em pessoas com mais de 40 anos.

Fonte: Da redação TribunaTOP

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui